No inicio de qualquer obra civil, é necessário fazermos a Sondagem de Solo – SPT. Mas qual a sua importância no contexto da obra?

O estudo do solo é requisito prévio para o projeto de qualquer obra, principalmente as de grande porte (galpões, shoppings, edifícios, cortes, aterros, etc..).

O conhecimento da formação geológica do local, o estudo das rochas, solos e minerais, bem como a verificação da presença e posicionamento do lençol freático, são fatores fundamentais.

importancia-sondagem-de-solo

O QUE SE ESPERAR DE UMA SONDAGEM DE SOLO

A sondagem do solo é importante para conhecer a fundo o terreno ao receber as cargas necessárias (evitando que desabe). A sondagem do solo também permite definir exatamente o melhor tipo de fundação a ser feito.

Certamente, para chegarmos a estas conclusões, é preciso saber é o tipo de solo a ser trabalhado. É necessário também observar se há lençol freático no local (e qual a sua altura).

Ainda é válido saber como o solo irá se comportar ao receber peso ou carga. Tudo isso é conseguido com muito estudo – daí a importância de ter arquitetos experientes por trás de uma grande obra!

SOLO VARIA CONFORME A REGIÃO

O Brasil possuiu um solo complexo e ao levarmos em consideração que o solo varia de região para região. Dentro de um único lote. podemos observar variações grandes. Que podem prejudicar ou favorecer a obra como um todo.

QUANTO CUSTA FAZER A SONDAGEM DE SOLO

Por um custo mínimo de obra, temos um estudo completo de solo a fim de reconhecer modificações e particularidades do tipo de solo e as propriedades dele.

Atualmente, o custo de uma sondagem equivale, no máximo, a 2% do valor a ser investido na construção, irrisório frente à garantia, economia e segurança que representa para a obra. Portanto, é aconselhável para maior segurança e economia, a execução de uma sondagem.

O custo deste serviço será rapidamente revertido em benefício da obra: economia que obterá no dimensionamento do projeto de fundação. Evitando desta forma o desperdício de material, pelo super dimensionamento, por não conhecer as condições do subsolo.

SONDAGEM DE SOLO AJUDA A EVITAR PROBLEMAS DE FUNDAÇÃO

Quando não se conhece o que há no subsolo, é grande a chance de super ou subdimensionar a fundação ou a estrutura. Para evitar acidentes e também economizar no total gasto com a construção, é fundamental conhecer a resistência do solo.

Afinal, corrigir os danos resultantes de problemas de fundação quando a obra já está pronta ou em andamento é uma ação difícil e cara! É muito mais barato investir em uma boa sondagem de solo.

É muito mais barato investir em uma boa sondagem de solo.

“A compreensão exata da capacidade do solo, aliada a um bom projeto, resultará em estrutura mais leve, o que requer menor quantidade de matéria-prima”

Artur Quaresma

Deixe um comentário

Estamos aguardando seu comentário :)

%d blogueiros gostam disto: